Nós amamos design de conteúdo

We love content design.

Vivemos em uma era multiplataforma. Ninguém mais consome conteúdo de uma só maneira e o processo de criação desse conteúdo ganha cada vez mais novas especificidades. A Digisa é especializada em desenhar conteúdo multiplataforma. Utilizamos a tecnologia para fazer com que textos, vídeos e fotos atinjam seu público com eficácia – seja em forma de aplicativos, sites, feeds, videoaulas, webcasts ou o que for.

Até o surgimento da internet os meios de comunicação eram de uma via só – de um para muitos. Você assistia TV, mas não podia veicular seus vídeos. Você lia uma revista mas não dispunha de ferramentas para divulgar seus próprios artigos. Com a internet surgiram formas diferentes de comunicação – de vários para vários – surgiu então a era das conversas.

Dominar essa conversa é o objetivo central de marcas e empresas. Isso somente é possível com uma estratégia de conteúdo eficaz, que leva em consideração as especificidades de cada uma das plataformas em que essas conversas ocorrerão, e em qual contexto elas acontecem.

 

It’s all about conversations.

Uma vez conhecido o objetivo central da comunicação e o público alvo o próximo passo é estabelecer o diálogo através de uma estratégia de criação/desenho de conteúdo relevante.  Quais as plataformas em que essa conversa será estabelecida? Qual o seu contexto?

A questão central é estabelecer uma conversa entre uma marca e seu público-alvo.  Assim como uma conversa no elevador é diferente de uma conversa com um psicanalista, o conteúdo disponibilizado em mídias sociais como o Twitter é diferente do conteúdo de um website corporativo.

A Digisa é especialista em fomentar essas conversas criando estratégias de conteúdo adequadas aos objetivos de marketing de nossos clientes. Isso é design de conteúdo.

Em um tempo onde o consumo de conteúdo digital acontecia predominantemente na web 1.0 e através do uso de computadores o design de conteúdo digital se limitava ao desenho de websites e criação de conteúdo leve de ser transmitido. Não havia muito o que se fazer com relação ao design de conteúdo. Essa realidade mudou e hoje nós temos diversas plataformas e diversos formatos de distribuição de informação. O conteúdo que é distribuído em um site corporativo não pode ser o mesmo que será utilizado em uma revista digital, que por sua vez não é o mesmo que será veiculado em redes sociais. Com o uso da tecnologia e graças ao expertise em geração de conteúdo relevante a Digisa está capacitada para encabeçar a estratégia de conteúdo de sua empresa, seja qual for o tamanho dela, seja qual for o seu objetivo de marketing.

A Digisa está capacitada a atuar na geração e na entrega de conteúdo, fazendo com que nossos clientes não se preocupem com as dezenas de versões de tablets disponíveis no mercado, com as centenas de modelos de aparelhos celulares. É nosso trabalho fazer com que a informação seja entregue nas diferentes plataformas e devices, de maneira transparente para sua audiência.

Uma vez conhecido o objetivo central da comunicação, o processo de design de conteúdo consiste em definir em quais plataformas o conteúdo deve trafegar, e dentro dessas plataformas, quais os meios mais eficazes dela atingir sua audiência alvo.

Quando falamos de plataformas, a tecnologia surge como área a ser dominada. Isso tanto é verdade que para distribuir conteúdo de forma eficaz em um tablet, por exemplo, precisamos dominar o processo de criação de um aplicativo que possibilitará usarmos todas as capacidades desse aparelho. Levando-se em consideração a quantidade de tablets disponíveis no mercado e as especificidades técnicas de cada um deles podemos ter uma ideia da complexidade que isso representa. É papel da Digisa fazer com que isso seja transparente para as empresas, possibilitando que elas fiquem centradas em seu objetivo central de marketing.

Além do design tecnológico, aquele que permite que a informação trafegue por diferentes aparelhos utilizando-se dos recursos técnicos específicos de cada um deles, temos o design do conteúdo. Esse processo leva em consideração quesitos como: qual deve ser a densidade da conversa, quão profunda ela deve ser e qual o grau de complexidade do conteúdo que será gerado.

Uma ficha técnica de produto em um website corporativo deve ser a mais completa possível e atender as necessidades daqueles que buscam esse tipo de informação dentro do contexto de visitar o site do fabricante para encontrar informações de produto. Um post referente a esse mesmo produto nas redes sociais da empresa tem uma especificação completamente diferente. Os dois conteúdos são relacionados a um produto específico mas devem ser desenhados levando-se em consideração o contexto em que ele será acessado.

Uma estratégia completa de conteúdo é aquela que contempla além das características tecnológicas referentes ao meio em que o conteúdo será acessado, características de encontrabilidade. De nada adianta disponibilizar um conteúdo, principalmente na web, sem trabalhá-lo para que ele seja encontrado por motores de busca. Isso se chama SEO – Search Engine Optimization. A Digisa é especialista em SEO e suas soluções de conteúdo são preparadas levando em conta as mais modernas técnicas de otimização de conteúdo para sites de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Acreditamos em conteúdo. Conteúdo relevante, criativo e inovador que ajuda pessoas e empresas a realizarem seus sonhos, seja no fortalecimento da fé do indivíduo, seja na criação das conversas que transformam produtos em objetos de desejo, que transformam logotipos em marcas, clientes em admiradores, consumidores em seguidores.